Serviços epSOS

Clique aqui para encontrar as instituições de saúde no país que pretende visitar.

Avaliação

usou os serviços epSOS? Ajude-nos a melhorar os serviços preenchendo o questionário de avaliação.

epSOS para Profissionais de saúde

Como profissional de saúde, é muito provável que se encontre a prestar cuidados de saúde a pacientes que residem em outros países da Unidão Europeia em algum momento da sua carreira. Proporcionar o tratamento adequado para estes pacientes é especialmente difícil já que frequentemente não terá acesso a documentação clínica relevante ou à história e informação médica, registos de vacinação ou medicação que o paciente está a tomar.

O epSOS põe em marcha um sistema eletrónico de troca de informação clínica através das fronteiras de alguns países da EU, que facilita trocar o Resumo Clínico e Prescrição Eletrónica. Tal facto, permitirá prestar a melhor assistência possível a pacientes estrangeiros.

Os profissionais que participam no epSOS, desde o seu posto habitual de trabalho, podem mostrar ao paciente estrangeiro a identificação do serviço epSOS e a forma para disponibilizar o seu resumo clínico do país correspondente.

Após a conclusão da consulta médica, ou a dispensa de medicamentos, os profissionais participam na avaliação do serviço. Para avaliar o serviço epSOS, deverá ser preenchido Questionário de avaliação do profissional que o sistema oferece. Deve também ser solicitada a opinião do paciente através do preenchimento do questionário que pode ser impresso no seu idioma.