Sistemas e Normas

A arquitetura do epSOS baseia-se num paradigma de orientação aos serviços.

Os serviços epSOS encontram-se tecnologicamente implementados através de Serviços Web cujas interfaces se encontram descritas através de uma Linguagem de Descrição de Serviços Web (Web ServiceDescriptionLanguage [W3C WSDL 1.1]).

Estes serviços encontram-se organizados emserviço cliente e serviço fornecedor, sendo que a comunicação entre serviço cliente e serviço fornecedor é sempre iniciada pelo serviço cliente.

Cada país participante(NP) disponibiliza serviços epSOS (cliente e fornecedor) através do seu Ponto de Contacto Nacional (NationalContactPoint - NCP) assumindo a responsabilidade de serviço fornecedor perante outras NP que assumam o papel de serviços cliente.

O NCP é composto por um conjunto de componentes comuns, desenvolvidos, sempre que possível, recorrendo a tecnologias de código aberto.

Os componentes comuns do epSOS disponibilizam os seguintes serviços para utilizadores finais, quando ligados com a infraestrutura nacional do país de origem (“País A”) de um cidadão:

  • Serviço de Identificação do utente;
  • Serviço de Informação do utente;
  • Serviço de Prescrição e Dispensa electrónica;
  • Serviço de Consentimento.

O epSOS NCP engloba, também,os seguintes serviços internos tendo em perspetiva a interoperabilidade semântica:

  • Gestor de Taxonomia;
  • Gestor de acesso aos serviços de Terminologia.

O epSOS NCP contempla, ainda, serviços de Autenticação de utilizadores e sistemas, bem como mecanismos de Auditoria da sua utilização.